Scania L75 – 1960

13112009633 13112009634 DSC00373 DSC00374 DSC00375 DSC00376 DSC00377 DSC00378 DSC00379 DSC00380 DSC00381

Nosso amigo e colaborador deste espaço Fernando Luiz de Araújo não só nos presenteou com um enorme acervo de catálogos e folhetos, ed cialis como também com uma coleção de fotos de um lindo Scania L75, click ano 1960, sovaldi do qual é proprietário!

Junto com as fotos, o Fernando nos enviou esta interessantíssima resenha sobre o caminhão:

“A história desse Scania é bastante interessante; pertenceu ao DER/PR e sou o 2º dono, como segue:

Conheci esse caminhão em 1987 em Londrina-PR, onde meu pai era Engenheiro Chefe da regional do DER, e na época este Scania atuava no DER de Apucarana –PR no transporte de máquinas, na época foi substituído por veiculo mais novo, e então meu pai decidiu reformá-lo, motivado pela raridade do veiculo já naquela época, e também por ter começado a carreira de Engenheiro na década de 70 em empresa que possuía muitos desses veículos. A reforma demorou uns três anos, e nesse período aprendi muito sobre o modelo; quando ficou pronto andei algumas vezes com ele (de carona, tinha uns 11 anos na época!).

No inicio dos anos 90, meu pai veio atuar no DER de Guarapuava-PR, e o caminhão veio trabalhar aqui.

Lá por 1995, meu pai foi trabalhar na região de Ponta Grossa-PR, e após esse ano não vi mais o Scania por aqui.

Pois bem, em 2009, passado uns 14 anos, por força de destino, encontrei-o em um leilão do DER em Curitiba, e mais que rápido fui vê-lo; lá estava o Vabis!  Um pouco deteriorado, porém o  responsável da central das oficinas do órgão me disse que o caminhão era o único que ficou mais de dez anos guardado dentro do barracão, diferente dos outros em leilão, e que recém tinha tirado para fora por causa da venda.

Naquele dia não tinha nenhuma dúvida que deveria comprar o caminhão, ainda mais em memória do meu pai que já havia falecido, e então contei essa história ao meu primo, que é proprietário da empresa de engenharia que trabalho, e ele não só me presenteou o Scania, como cedeu a reforma na oficina da empresa.

Ate hoje encontro pessoas do DER que conheceram o caminhão, e ate historias dele me contam; outros vão lá olhar de perto, outros me pedem para dirigir quando pronto.

Por toda essa historia, fico muito orgulhoso de possui-lo, e quando estiver reformado será um dos poucos que se vê por ai!

Obs: no momento o veiculo esta sendo reformado, a mecânica é toda original, incluindo motor 10 litros, caixa montanha e freio de mão de catraca, foi pintado em azul buscando a cor original.

Estou com dificuldades em achar as maçanetas internas e externas das portas, e também os botões do painel, se souber de algum lugar que eu possa achar por favor me indique.

Descrição:

Scania Vabis L75 ano 1960

Motor: 10 litros, 165 HP

Chassi: 401768

Placa anterior: CE-5136

Outras informações:

3º eixo: de época, oficina Picollino – Curitiba –PR

Prefixo do DER/PR: 2CC-382, depois renumerado 2CC-15681

Veículo foi um dos últimos montados pela Vemag, pois no mesmo ano passou a ser montado pela própria Scania.

 

Seguem fotos: Cor Branca, quando estava no leilão.

Cor Azul, já em reforma aqui em Guarapuava.

 

Grande abraco,

 

Fernando.”

Estamos na torcida para, em breve, ver fotos do L75 “João de Barro” rodando de novo.

 

7 ideias sobre “Scania L75 – 1960

  1. Fernando, belo exemplar! Minha família desde a década de 60 possui uma empresa de auto peças de Scania, nesse momento ela encontra-se fechada com muitas peças de l75,lk,111 e por ai vai! Caso precise de algo me mande um email que posso verificar se possuo.

    daniofumagalli@hotmail.com

    Abrs

    • Caro Danio, que informação preciosa! Muito grato. Espero que os colecionadores e operadores de antigos Scania possam se beneficiar deste seu acervo. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *