Scania Série 4 – 1998

capa1  low

Alguns de nossos amigos leitores têm indagado sobre o andamento dos trabalhos para a edição do livro De caminhão pelo Brasil, discount fruto de quatro anos de pesquisa, cure  iconografia e redação.

Em função de um redirecionamento da editora original que nos apoiava, doctor estamos em busca de novos patrocinadores e de um novo editor, para prosseguirmos rumo à publicação da obra, que no momento está em processo de revisão, projeto gráfico e diagramação.

Planejamos publicar tanto a versão e-book, quanto a impressa, mas para tanto será necessário encontrar pessoas ou empresas dispostas a nos apoiar financeiramente nesta empreitada.

De caminhão pelo Brasil conta a história do caminhão, desde seus primórdios nos tempos da Revolução Industrial, passando pelo seu desembarque no Brasil no final do século XIX, como artigo importado, até sua nacionalização em meados da década de cinquenta, chegando até os principais marcos históricos recentes.

O livro reúne de forma inédita relatos históricos exclusivos sobre nada menos que 104 marcas que estiveram ou estão operando no país, ricamente ilustrado com mais de 1.500 imagens, entre fotos atuais e de época, tabelas e infográficos, distribuídos ao longo de quase 800 páginas de 21 x 30 cm, de qualidade primorosa.

Para criar o necessário pano de fundo para esta viagem memorável através deste mosaico de marcas – muitas delas desconhecidas do grande público – a obra também inclui capítulos dedicados à anatomia do caminhão e seus principais componentes, bem como os aspectos da legislação pertinente, como a evolução da “Lei da Balança”, emissões gasosas, nível de ruído e combustíveis alternativos.

De caminhão pelo Brasil é o único livro do gênero no país, um verdadeiro resgate da rica história de nosso transporte rodoviário de cargas, com foco específico no caminhão.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o livro e como nos apoiar neste projeto, entre em contato conosco, através do e-mail: caminhao.brasil@hotmail.com

Nota: enquanto trabalhamos na capa definitiva do livro, delicie-se com este belo Chevrolet Especial 1946, ainda na ativa na região de Botucatu, SP. Montado a partir de kits importados na fábrica da GM em São Caetano do Sul, SP, o Especial era um caminhão da classe de 2 toneladas nominais, movido pelo lendário motor Chevrolet 235, de 3,85 litros, do qual se extraíam 94 cv. Atrelado a ele, havia uma caixa de quatro marchas e um eixo traseiro com reduzida acionada a vácuo.

 

 

 

 
capa1  low

Alguns de nossos amigos leitores têm indagado sobre o andamento dos trabalhos para a edição do livro De caminhão pelo Brasil, sales fruto de quatro anos de pesquisa, ampoule  iconografia e redação.

Em função de um redirecionamento da editora original que nos apoiava, estamos em busca de novos patrocinadores e de um novo editor, para prosseguirmos rumo à publicação da obra, que no momento está em processo de revisão, projeto gráfico e diagramação.

Planejamos publicar tanto a versão e-book, quanto a impressa, mas para tanto será necessário encontrar pessoas ou empresas dispostas a nos apoiar financeiramente nesta empreitada.

De caminhão pelo Brasil conta a história do caminhão, desde seus primórdios nos tempos da Revolução Industrial, passando pelo seu desembarque no Brasil no final do século XIX, como artigo importado, até sua nacionalização em meados da década de cinquenta, chegando até os principais marcos históricos recentes.

O livro reúne de forma inédita relatos históricos exclusivos sobre nada menos que 104 marcas que estiveram ou estão operando no país, ricamente ilustrado com mais de 1.500 imagens, entre fotos atuais e de época, tabelas e infográficos, distribuídos ao longo de quase 800 páginas de 21 x 30 cm, de qualidade primorosa.

Para criar o necessário pano de fundo para esta viagem memorável através deste mosaico de marcas – muitas delas desconhecidas do grande público – a obra também inclui capítulos dedicados à anatomia do caminhão e seus principais componentes, bem como os aspectos da legislação pertinente, como a evolução da “Lei da Balança”, emissões gasosas, nível de ruído e combustíveis alternativos.

De caminhão pelo Brasil é o único livro do gênero no país, um verdadeiro resgate da rica história de nosso transporte rodoviário de cargas, com foco específico no caminhão.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o livro e como nos apoiar neste projeto, entre em contato conosco, através do e-mail: caminhao.brasil@hotmail.com

Nota: enquanto trabalhamos na capa definitiva do livro, delicie-se com este belo Chevrolet Especial 1946, ainda na ativa na região de Botucatu, SP. Montado a partir de kits importados na fábrica da GM em São Caetano do Sul, SP, o Especial era um caminhão da classe de 2 toneladas nominais, movido pelo lendário motor a gasolina Chevrolet 235, de 3,85 litros, bom para produzir 94 cv. Atrelado a ele, havia uma caixa de quatro marchas e um eixo traseiro com reduzida acionada a vácuo.

 

 

 

 
capa1  low

Alguns de nossos amigos leitores têm indagado sobre o andamento dos trabalhos para a edição do livro De caminhão pelo Brasil, salve fruto de quatro anos de pesquisa, iconografia e redação.

Em função de um redirecionamento da editora original que nos apoiava, estamos em busca de novos patrocinadores e de um novo editor, para prosseguirmos rumo à publicação da obra, que no momento está em processo de revisão, projeto gráfico e diagramação.

Planejamos publicar tanto a versão e-book, quanto a impressa, mas para tanto será necessário encontrar pessoas ou empresas dispostas a nos apoiar financeiramente nesta empreitada.

De caminhão pelo Brasil conta a história do caminhão, desde seus primórdios nos tempos da Revolução Industrial, passando pelo seu desembarque no Brasil no final do século XIX, como artigo importado, até sua nacionalização em meados da década de cinquenta, chegando até os principais marcos históricos recentes.

O livro reúne de forma inédita relatos históricos exclusivos sobre nada menos que 104 marcas que estiveram ou estão operando no país, ricamente ilustrado com mais de 1.500 imagens, entre fotos atuais e de época, tabelas e infográficos, distribuídos ao longo de quase 800 páginas de 21 x 30 cm, de qualidade primorosa.

Para criar o necessário pano de fundo para esta viagem memorável através deste mosaico de marcas – muitas delas desconhecidas do grande público – a obra também inclui capítulos dedicados à anatomia do caminhão e seus principais componentes, bem como os aspectos da legislação pertinente, como a evolução da “Lei da Balança”, emissões gasosas, nível de ruído e combustíveis alternativos.

De caminhão pelo Brasil é o único livro do gênero no país, um verdadeiro resgate da rica história de nosso transporte rodoviário de cargas, com foco específico no caminhão.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o livro e como nos apoiar neste projeto, entre em contato conosco, através do e-mail: caminhao.brasil@hotmail.com

Nota: enquanto trabalhamos na capa definitiva do livro, delicie-se com este belo Chevrolet Especial 1946, ainda na ativa na região de Botucatu, SP. Montado a partir de kits importados na fábrica da GM em São Caetano do Sul, SP, o Especial era um caminhão da classe de 2 toneladas nominais, movido pelo lendário motor a gasolina Chevrolet 235, de 3,85 litros, bom para produzir 94 cv. Atrelado a ele, havia uma caixa de quatro marchas e um eixo traseiro com reduzida acionada a vácuo.

 

 

 

 
SCANIA 4 1 SCANIA 4 2 SCANIA 4 3 SCANIA 4 4 SCANIA 4 5 SCANIA 4 6

Com produção iniciada no primeiro trimestre de 1998, click sales a Série 4 da Scania chegou trazendo uma revolução em termos de cabinas, salve pharmacy chassis e trens de força, cialis  todos renovados. Com a estreia da nova gama, a admirada Série 3 então deixava de ser fabricada.

Para esclarecer o público sobre o novo sistema de nomenclatura dos modelos da Série 4, a Scania preparou várias literaturas de qualidade, como a reproduzida neste post. Mais tarde, tal esquema de identificação – considerado por muitos uma verdadeira “sopa de letrinhas” – foi desbastado e simplificado, ficando mais evidente e mais em linha com as práticas do mercado.

 

14 ideias sobre “Scania Série 4 – 1998

  1. Amigo Evandro,Boa Noite.Gostaria de saber se você tem ai o manual de algum L 1113 ou um L 1313 Mercedes Benz fabricado entre 1980 e 1982,pois ouvi dizer que o manual do L 1313 é o mesmo do L 1113.Se você tiver,eu ficaria muito grato se postasse.Eu tenho a preferência que o manual seja do L 1313.Se você nao tiver o manual do 1313 e se realmente eles forem os mesmos,você pode postar o manual do 1113 que me ajudará tambem.Desde já,muito obrigado

  2. Até que eu gosto do monte de códigos, decifra-se muito rápido a configuração do cargueiro, basta um treino. Agora vamos falar, esta série 4 quando saiu…
    Quantos problemas dos “amarelinhos”, o 420 hp deixou muitos motoristas e proprietários de cabelo em pé; mas é comum em se tratando de veículos de projeto totalmente novo, com o tempo o produto foi se acertando.

    • Bruno, muito acurado o seu comentário. Estamos de acordo. Abraço e grato por comentar.

  3. Quando vai ter mais material sobre os Scanias Série 3, só tem 3 catalógos deles. Você já tem por acaso algum material sobre a Série 3 pronto para postagem?

    • Amigo Kaio, você tem razão. Pedido anotado. Em breve teremos mais merecidos posts para a adorada Série 3. Abraço.

  4. Sou super fã da série 4… Queria muito um P94 ou até mesmo um 330, que seja truck ou bi-truck… Só ainda não encontrei o que fazer com um caminhão desses!!

        • Bruno, talvez eu tenha os catálogos do T124 GA 6×4, mas eles não estão ao meu alcance neste momento. Consultei anuários de diferentes anos para ter certeza de que os 3.700 mm estavam acurados. Um abraço.

Comentários encerrados.