Suspensão Twin-I-Beam – Ford F-350 – Agosto 1972

Quando a Ford lançou sua nova Série F em 1972, uma das grandes novidades foi a adoção da suspensão dianteira independente Twin-I-Beam (se pronuncia “tuim ai bim”) no F-350. Este arranjo já era empregado há algum tempo pela irmã menor, a picape F-100.

Mais de quatro décadas depois, a Twin-I-Beam – mesmo com algumas idiossincrasias – tem sobrevivido ao rigor do tempo e continua viva no novo F-350 Euro 5.

Esta peça publicitária também foi enviada pelo colega Alfredo Rodrigues.

 

Ford F350 Twin-I-Beam TM agosto 1972

 

 

 

 

6 ideias sobre “Suspensão Twin-I-Beam – Ford F-350 – Agosto 1972

  1. Um arranjo de suspensão parecido com esse ainda é usado em algumas “pre-runners” americanas. Eu mesmo não sendo fã da Ford tenho que dar o braço a torcer que é uma das melhores soluções em suspensão dianteira para uma pick-up 4X2.

    • Amigo Daniel, de fato, uma ideia brilhante. Porém, há que se cuidar da adequada manutenção, caso contrário, é comum se observar uma significativa alteração da cambagem, mas nada tão significativo como o colapso total da suspensão, como se constatava no tradicional concorrente da gravata… Grato pelo testemunho.

  2. Evandro, acho que o ápice do desenvolvimento do Twin-I-Beam é o Dana 44IFS das F-1000 4×4! Sistema bastante complexo e com bastante cruzetinhas e cardanzinhos para levar a força do diferencial na esquerda para a roda direita sem afetar a articulação do eixo!

    • Daniel, só tenho a concordar com seu comentário. A primeira vez que vi este arranjo fiquei com vontade de ter um conjunto completo na sala de casa só para ficar contemplando do sofá! Uma obra prima da engenharia automotiva. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *