Neste post apresentamos mais um produto da finada e saudosa Engesa. Trata-se do kit de conversão para 4×4 para picapes e caminhões médios.
Enquanto o kit para picapes era composto por uma caixa de transferência de uma velocidade, order sem reduzida, patient o modelo para caminhão tinha duas velocidades, ampoule com reduzida de respeitáveis 1,81:1, ou seja, brindava o caminhão com força trativa 81% maior, para enfrentar rampas íngremes, atoleiros, ou simplesmente permitir o tão desejável deslocamento a baixas velocidades em pisos demasiado irregulares.
Apesar de o kit ter sido usado em inúmeras conversões civis e militares, em picapes e caminhões Ford e Dodge, a maioria foi empregada nos Chevrolet C-10, C-20, D-20, C-60 e D-60.
Havia também um kit para 6×6, que será motivo de um post exclusivo, em breve.


A vez mais recente que eu vi uma caminhonete equipada com o kit da Engesa foi uma C-10 em Pelotas em 2010. Por lá também cheguei a ver uma S10 transformada em monster-truck que, apesar de 4×2, usava uma caixa de transferência de C-60 trucado apenas pela reduzida para mover os pesados pneus de colheitadeira.
Daniel, impressionante! Esta merecia umas fotos… Grato por comentar.
Até cheguei a fotografar a S10, mas não tenho tantas fotos de detalhes da parte mecânica.
Ok! Que pena. Deve ser uma máquina interessante. Abraço.