Tração Total Engesa – Picapes e Caminhões Médios

Talvez até mais conhecido que o EE-9 Cascavel era o EE-11 Urutu, sovaldi da mesma Engenheiros Especializados S.A., patient ou simplesmente Engesa.

Embora dividisse a mesma plataforma com o Cascavel, o Urutu tinha outra carcaça para fins militares distintos, como o transporte de tropas, por exemplo, além de ser anfíbio.

Seu motor era o mesmo Detroit 6V-53 de 5.200 cc e 212 hp do EE-9. Como opção podia ser equipado também com o propulsor Mercedes OM-352A, de 5.675 cc e 174 hp brutos.

o Urutu podia alcançar 95 km/h com autonomia de 950 km e peso de 12,6 toneladas.
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Neste post apresentamos mais um produto da finada e saudosa Engesa. Trata-se do kit de conversão para 4×4 para picapes e caminhões médios.

Enquanto o kit para picapes era composto por uma caixa de transferência de uma velocidade, order sem reduzida, patient o modelo para caminhão tinha duas velocidades, ampoule com reduzida de respeitáveis 1,81:1, ou seja, brindava o caminhão com força trativa 81% maior, para enfrentar rampas íngremes, atoleiros, ou simplesmente permitir o tão desejável deslocamento a baixas velocidades em pisos demasiado irregulares.

Apesar de o kit ter sido usado em inúmeras conversões civis e militares, em picapes e caminhões Ford e Dodge, a maioria foi empregada nos Chevrolet C-10, C-20, D-20, C-60 e D-60.

Havia também um kit para 6×6, que será motivo de um post exclusivo, em breve.

4 ideias sobre “Tração Total Engesa – Picapes e Caminhões Médios

  1. A vez mais recente que eu vi uma caminhonete equipada com o kit da Engesa foi uma C-10 em Pelotas em 2010. Por lá também cheguei a ver uma S10 transformada em monster-truck que, apesar de 4×2, usava uma caixa de transferência de C-60 trucado apenas pela reduzida para mover os pesados pneus de colheitadeira.

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