Um Chevrolet D-40 inusitado…

Aparentemente, shop cure nada de mais. Bonito, prostate mas apenas um Chevrolet D-40.

Uma inspeção mais cuidadosa, viagra no entanto, como fez nosso amigo e colaborador assíduo Daniel Shimomoto de Araujo, revelou uma modificação de grande monta no trem dianteiro.

A tradicional suspensão independente Chevrolet, com braços articulados e molas helicoidais, cedeu lugar a um eixo tipo viga “I”, com molas semielípticas. Com isso, o D-40 ficou “à prova de pivôs”, como bem definiu o Daniel! Talvez este tenha sido mesmo o real motivo da modificação.

Note o suporte do motor, criado em função da travessa dianteira que desapareceu.

Agora, resta descobrir quem foi que emprestou este eixo de duplo rebaixo (“double drop”) para o D-40…  Seria um Dodge D-400? Um VW 6.80/6.90? Ou ainda um F-350, antes da “Twin-I-Beam”? Lance sua aposta!

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14 ideias sobre “Um Chevrolet D-40 inusitado…

  1. Em uma cidade vizinha da minha,na serra do Rio de Janeiro,tem um caso parecido,mas é ainda mais estranho.Uma D20,da prefeitura de Cordeiro,tem uma suspensão adptada de uma F1000!!!!Dizem os mecanicos de lá que ocorriam muitos problemas com os benditos pivos(sempre eles,nem os opalas escapam desse problema)e alinhamento,pois não tem sistema pior do que aqueles malditos calços da balança superior.

    Um Forte Abraço
    Ramiro Crespo

    • Amigo Ramiro, tudo bem? Uma D-20 “Twin-I-Beam” deve ser demais! Posso imaginar. Obrigado por seu interessante comentário sobre os famosos pivôs! Graças a eles, quantos belos Chevrolets já vimos ajoelhados nas posições mais constrangedoras… Abração.

  2. Verdade,sofri desse mal com um Diplomata que tive,e olha que era 89,com a suspensão grande.Não adiantava,podia botar pivo TRW,buchas Axios,em pouco tempo o 4100 se encarregava de destruir tudo.

    Um forte abraço,
    Ramiro Crespo

    • Amigo Ramiro, não era fácil mesmo. Fico imaginando quantos acidentes foram causados por este problema. Uma pena. Veículos tão bons, com uma deficiência aparentemente simples de resolver. Grande abraço.

  3. este dessa D40 com certeza é o conjunto da F350 antiga anterior a 71, pois os feixes de molas e jumelos são alem das rodas 6 furos, ja por aqui em sampa ja vi com o eixo das F4000 de 99 em diante, e o legal é que são freios a disco, e foi bem facil a instalação segundo ao proprietario

  4. gostei da caminhonete, é verdade so mesmo assim para nos livrar dos famosos pivos, é D 20 D-40 e D 10 C-20 caindo roda , ja vi muitos acidentes com as series viente e 10 da chevrolet e continuam com a sierra americana e a chevrolet Silverado também tem bandejas e pivos um mal gosto; é problema na certa, infelizmente a Chevrolet GM pensa pouco e fez bobagem ao substituir o eixo rigido da chevrolet Brasil 3100 e das chevrolets antigas 1941 1951 e inovar com uma porcaria de suspensao

  5. Tenho uma GMC 6-100 semelhante a esta da foto. E queria saber o que é preciso para adaptar esse eixo nela. Quais peças eu teria que trocar? Como foi colocado o sistema de direção? O cubo de roda do D40 (disco) cabe certinho na manga de eixo da F350? Se alguém puder me dar umas dicas…

    • Caro Thairo, grato pela pergunta. Ficamos na torcida para que algum leitor possa ajudá-lo com estes detalhes. Um abraço.

  6. Ola, Tenho uma D40 e tô tendo problema direto, com os pivôs, buchas de bandejas,trinca do lado do agregado e por ai vai, cansado disso; vendi a suspensão completa dela na intenção de por feixe de mola da F350 pois tenho uma parada no meu sitio.
    Estou tendo alguns problemas devido a ponta do chassis da D40 ser mais fechada na parte frontal ficando a ponta da mola fora do alinhamento do chassi. onde seria colocado o balancim ou jumelo frontal.
    Mas estou montando, assim que ficar pronta, vou postar fotos, e material que usei . tenho algumas fotos de uma C10 que foi colocado feixe de mola na frente e diferencial traseiro do 608, se alguém interessar e só mandar e-mail que mando as fotos. ou se os próprios amigos do site quiserem postar mando pra eles.

  7. Bom dia tenho um D40 1986, e esta me dando muita dor de cabeça, quero fazer uma adaptação para feixe de molas na dianteira, não aguento mais esse negócio de calço de balança e os malditos pivôs, se alguém puder me uma dica, qual seria a melhor forma de fazer isto e que eixo devo escolher com menor custo.
    Agraço,
    Aguardo.

  8. ola pessoal achei muito interessante ver uma d40 com feixes de mola na dianteira pois possuo uma ,e gasto muito dinheiro fazendo manutenção ,aqui na minha região o pessoal gosta de adaptar ,colocando a suspençao da d20 a partir de 1993 ,mais não fis essa adaptação pois não acho vantagem e não sai barato,se alguém pudesse dar mais detalhes sobre o assunto ficaria muito grato

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