Volkswagen 15.210 4×4

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Nosso amigo Guybor Jan-Maurício Brasil Kun de Porto Alegre, pilule RS, ampoule nos fez a gentileza de enviar imagens de um Volkswagen 15.210 4×4 novo em folha, em vias de ser entregue em seu novo lar, possivelmente em alguma divisão do Exército Brasileiro no Sul do país.

Apesar deste site por critério só incluir material sobre caminhões fora de linha, o 15.210 mereceu uma exceção, por se tratar de um “antigo” modelo Euro 2, que continua em plena produção, mesmo com os rigores do Proconve P7, aplicáveis aos caminhões civis desde 2012.

Como discutido neste espaço nos últimos dias, os caminhões militares podem ser isentos da necessidade de atender os limites do Proconve P7, como sugere o Artigo No. 25, da Resolução 315/02 do Conama, que originalmente estabelecia as datas para a natimorta fase P6, substituída pelo TAC – Termo de Ajuste de Conduta, de outubro de 2008 e, mais tarde, pela Resolução 403/08, que enfim fincava os parâmetros e as datas da fase P7, implementada em janeiro de 2012.

As vantagens dos motores mecânicos Euro 2 em veículos militares são diversas, como a maior robustez do motor face aos combustíveis de alto teor de enxofre, possíveis de ser encontrados em situações remotas, extremadas e/ou de conflitos, sem falar da menor chance de interferências eletromagnéticas, as quais podem vitimar os motores eletrônicos. Outra vantagem é comercial, pois possibilita a exportação destas viaturas para países que ainda não contam com diesel de baixo enxofre, ou estão num patamar de emissões anterior ao Euro 5.

O caminhão 15.210 flagrado pelo amigo Guybor é a prova deste fato. Apesar de ser novo, o veículo atende a norma Euro 2, com seu motor MWM 6.10TCA, de 6,45 litros, 206 cv e 657 Nm. Também fazem parte de seu trem de força a transmissão Eaton FS-5406A, de seis marchas e 9,0:1 de redução, a caixa de transferência Marmon-Herrington MVG 750, de duas velocidades (1,0 e 2,0:1), o eixo dianteiro da mesma tradicional marca, modelo MT-11, e o traseiro Meritor MS 23-145 com diferencial blocante, ambos com relação de 5,29:1.

Apoiado em pneus militares 12.00 x 20, o 15.210 tem peso em ordem de marcha estimado em 5.200 kg e PBT de 15.000 kg.

Observe a lanterna traseira com o novo estilo estreado junto com a linha Euro 5 da Volkswagen.

6 ideias sobre “Volkswagen 15.210 4×4

    • Caro Miltom, certamente não deve fazer sentido financeiro para a MAN redesenvolver o 15.210 para adotar a nova motorização MAN, por diversas razões. Primeiro por se tratar de um modelo Euro 2. Além disso, por se tratar de um modelo com volume de produção relativamente baixo, é provável que ficaria inviável o investimento em uma nova instalação de motor. Cabe lembrar, que embora a MAN não use mais motores MWM, a mesma continua parceira da Navistar International que fabrica tanto os MWM, como os motores MAN, sob contrato de manufatura. Um abraço e feliz 2014!

  1. Mais completo que isto, só postando o catálogo de fábrica, hehehe. Parabéns pela postagem, amigo. Ainda tô esperando o “Bom Velhinho Natalício” entregar um lá em casa… kkk. Abraço.

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