Quando se fala na motorização do caminhão Volkswagen, cialis a primeira associação que se faz é com MWM, nurse Cummins e, sovaldi mais recentemente, MAN.
Mas, ao contrário do que a memória de muitos de nós insiste em apagar, no princípio de sua história, a VW Caminhões debutou no mercado de caminhões leves com o VW 6.80, com motor Perkins, introduzido na segunda metade de 1982.
Com entre eixos de 3.500 mm e PBT de 6.300 kg, o 6.80 tinha sua força motriz garantida pelo Perkins 4.236 “Premium”, de 3,9 litros e 85 cv. Seu objetivo era claro e ambicioso: desbancar as vendas do Mercedinho L-608 D, na época o líder do mercado de cara-chatas desta faixa de peso. Sua principal vantagem residia na cabina basculável, ausente no leve da Mercedes.
O motor Perkins já era bem conhecido da Chrysler, que a VW acabara de adquirir no começo dos anos oitenta, e sua instalação no chassi do VW acabou ficando pronta pouco antes do MWM, que resultaria no 6.90, lançado no ano seguinte.
O começo acanhado escondia o estrondoso sucesso comercial da VW que se seguiria neste segmento, resultando, em última análise, na atual linha Delivery, uma grande campeã de vendas.


Muito legal amigo eu sempre pensei que o 6.80 tambem era equipado com MWM.
Ainda mais por eu nunca ter visto de perto um 6.80. Nao sei mais parece que eles sao meios “raros”.
Amigo Renan, boa tarde! Verdade. Tem poucos 6.80 rodando e a maioria de nós pensa que tem MWM debaixo da cabina. Seria bem legal ter um bem conservado. Os Perkins 4.236 eram excelentes motores, com uma ampla variedade de aplicações, nos Dodge D-400, Chevrolet D-10 e muitas máquinas, como as Massey Ferguson. Uma máquina confiável. A caixa 240V da Clark também era bem robusta. Abraço e obrigado por comentar.
Sim na D-10 eu conheço bastante esse motor meu pai tem uma D-10 que era 4.236 atualmente ela esta rodando com um Q20B So trocamos o 4.236 por que achamos esse Q20B Sandard a um preço muito bom.
Renan, grande máquina! Se quiser vê-la postada aqui, é só enviar as fotos para: caminhao.brasil@hotmail.com
Grato e um abraço.
BELISSIMO MAIS ESTE ACHADO AMIGO
SEMPRE OUVI FALAR NESSA MOTORIZAÇÃO,NÃO TIVE O PRAZER DE VE-LO PESSOALMENTE ,ACREDITEI EXATAMENTE PELO FATO DA VOLKS TER HERDADO A ESTRUTURA DA DODGE CAMINHÕES,ENTÃO SERIA CABIVEL A MECANICA DO D-400.
LEMBRO-ME DE UM PONTO MUITO COMENTADO NO VW PERANTE O L 608 QUE ERA OS FEIXES DE MOLAS,NOS VOLKS ELES ERAM MAIS LONGOS QUE NO MERCEDINHO,ISSO QUANDO USADO POR EXEMPLO EM MATERIAS DE CONSTRUÇÃO DEIXAVA O CAMINHÃO MAIS MACIO E DIGA-MOS MAIS “MOLE”,EVITANDO QUEBRAS PREMATURAS NA SUSPENSÃO,DEVIDO AO GRANDE ESFORÇO E A NEM SEMPRE POSSIVEL DISTRIBUIÇÃO DE PESO NESTE TIPO DE SERVIÇO.
Reginaldo amigo, obrigado por esta informação sobre as molas. Bem interessante! Um abração.
Eu me lembro do 6-80 Perkins. Conheci um entregador de calçados que tinha dois deles. Cheguei até a andar neles!
Abraços
Daniel, os 6.80 parecem mais raros que os 6.90, que postaremos em breve. Talvez tenham sido fabricados em menor quantidade. Grato por comentar. Abraço.
Aqui na oficina sempre vem um desse fazer manutenção.Prometo que quando ele vier aqui,tiro algumas fotos e posto.Alias,aqui vem algumas coisas raras,como Fiat 80,F4000 com motor ford.
Um abraço,
Ramiro Crespo
Amigo Ramiro, que legal! Se pudesse fotografar estas raridades antes que desapareçam seria muito bom. Abração, Evandro.
Nem lembro quando foi a última vez que eu vi um 6.80 ao vivo, mas ainda boto fé no Perkins. Um dos melhores motores já produzidos em termos de robustez.
Daniel, inclusive o 4.236 talvez seja o melhor Perkins fabricado no país, sem considerar a fase Maxion. Grato.
A F4000 é facil de ver,ela é um mini-munck na empresa dele.Vou ver se arrumo um tempinho de ir lá.
Abraços,
Ramiro Crespo
Obrigado, amigo Ramiro! Abraço.
Caro Evandro, pesquisando sobre o vw medio encontrei vç e gostaria de comunicar que tenho um vw690 p ano 1987 com motor perkins 4236, ele é bem original e inclusive acabei de fazer novo o motor. fiz uma adaptaçao no filtro do ar eliminando o filtro a oleo pelo filtro a seco, o que tbem procurei fazer o mais original possivel das versoes modernas nos mwm. gostaria de conseguir o manual deste caminhao e um tapete de borracha original. Vç poderia me ajudar? seria possivel?
Caro Hélio, vamos torcer para algum leitor ajudar com seus pedidos! Abraço e boa sorte.
Olá amigos, estou comprando um 6-80, com motor perkins, ta bem bom de motor, lata e carroceria. 22mil, é o preço?
Olá amigos, meu pai tinha um vw 6.80 azul. Me lembro bem era um caminhao bem valente. O sistema de freios era de hidrovacuo, so nos deu alegria.
Caro Ederson, grato por seu relato e por sua visita. Grande abraço.
Olá Amigos e admiradores do VW 6.80, tenho um desses muito bom pra venda, freios hidrovacuo, motor perkins 4236, 4 pneus trazeiros zero, 2 pneus dianterios e o estepe mais de meia vida, motor, caixa, diferencial em ótimo estado, bomba injetora revisada, 4 bicos injetores novos, radiador novo, lataria boa, enfim, um exelente caminhão, sem contar a raridade, a robustez e a potência do perkins 4236, esse caminhão está sendo utilizado como Caminhão de Som Trio Elétrico com um estrutura completa, mas tenho interesse em vende-lo no chassi, nesse cado o valor é R$ 23.000,00 e se for do interesse do comprador o valor do caminhão mais a estrutura para Trio Elétrico (sem o som) é 38.000,00, se algum dos amigos se interessar, tenho certeza que será um comprador feliz, ele é realmente um exelente caminhão.
Podem me ligar (41) 9989-8896 ou (41) 3585-3142
TENHO VOLKS 6.80 MOTOR PERKINS 4236 PREMIUM BOMBA C.A.V DIREÇÃO ÒTIMO MOTOR E OUSADO NUNCA ME DEU PROBLEMA PRA MIM UM DOS MELHORES ATÉ HOJE TENHO TB UM 8-150 ELETRONICO JÁ RETIFIQUEI 2 VEZES E O 4236 NUNCA EM 6 E 6 MESES TROCO OLÉO E FILTRO DOS 2.
Caro Junior, grato por seu relato. A grande diferença entre um caminhão e outro em termos de motorização é que o mais antigo usa um motor de média rotação e maior cilindrada. Os motores diesel rápido de 3,0 litros se mostraram muito sensíveis ao uso em caminhões tão grandes como o 8.150. Vai bem em picapes, utilitários leves ou em caminhões semileves até cerca de 5 toneladas. A prova disso é que a VW voltou a usar um motor maior no novo 8.160 – o Cummins ISF de 3,8 litros. Um abraço.
GOSTARIA SE SABER SE PODE ME DIZER ONDE FICA O NUMERO DO CHASSI
Olá, Sílvia. O número do chassi do VW fica na longarina direita do chassi, atrás da cabine, pouco à frente dos reservatórios de ar comprimido. Boa sorte. Abraço.