Volkswagen 7.90S – 1989

Continuando a postagem do farto material do amigo Fernando Luiz de Araújo, physician hoje trazemos o Volkswagen 7.90S, a versão preferida pelo mercado do caminhão leve da marca alemã, em comparação ao 7.90P, postado ontem. 7-90S 1989 01 7-90S 1989 02

6 ideias sobre “Volkswagen 7.90S – 1989

  1. Acho muito bonitos esses VWs mais antigos, mais acho que eles ficam mais “amigaveis” com aquela faixa preta embaixo do parabrisa. Aproveitando gostaria de fazer um pedido, você poderia postar algum catalago do vw 14.150
    meu pai trabalhou em um e o caminhão era praticamente indestrutivel a empresa na epocá so tinha VW diversos modelos 16.220, 16.200, 16.170, 14.150 todos Caçamba basculante exceto por uma MB 12-14 trucada também caçamba que vivia quebrando a porta de eixo e não subia nada por que tinha uma relação extremamente longa. o 14.150 tinha uma configuraçao de motor bem parecida com a da 12-14 que tinha o om366 aspirado , o 14.150 tinha o MWM x10-6 aspirado, o 14.150 esta rodando ate hoje só que agora na carroceria de madeira,
    lembro de uma vez do meu pai ter colocado 13 Ton de carga no 14-150 que era toco ele chegou a ficar com a frente alta, e o bixo não negou fogo não subia de 3° Reduzida praticamente tudo, enquanto a 12-14 com 10 Ton de carga no Truck parecia que não ia nen sair do lugar, quando saia era quase certeza de quebrar a ponta de eixo, não sei por que ela quebrava tanto acho que por causa dele ser “nova” era 90 e o lançamento dela foi em 89 se não me engano, acho que por isso ela veio com algum “defeito” de fabrica…

    • Caro Renan, pedido anotado. A propósito, também tenho boas recordações do VW 14.150, dos tempos em que era engenheiro residente da Cummins no Campo de Provas da Ford, em Tatuí-SP. Numa viagem de avaliação dos modelos de 12 e 14 toneladas de 1992, tive o prazer de dirigir um deles. Bem agradável, apesar do motor aspirado e do desempenho inferior aos modelos turbo, como o Cargo 1415 (com motor 6BT), o motivo principal da avaliação. Grato por seu comentário. Abraço.

    • Renan, tive um MBB L-1214 1990 com diferencial 6,143:1 (o 43 dentes).

      Impressionante como engolia o ronco! Nem 1113 carregado fazia tão feio!

      Isso sem falar que a máquina parecia ser feito de vidro (daqueles bem fininhos): Quebrava por qualquer coisa. Era embreagem, cuica de freio, rolamento de eixo, ponta de eixo, enfim, a única pessoa que não gostou nadinha quando vendi o 1214 e comprei o Ford F-11000 foi o mecanico….

      • Daniel, lendo seu relato, parece que os problemas do L-1214 estavam ligados à falta de maturidade do projeto da família HPN, naquele começo de produção. Pode ser? Abraço.

      • meu pai costuma dizer que a 1214 era só uma 1113 com cabine nova, mais se bem que tinha uma 1113 na fazenda e ela não quebrava tanto como a 1214, o dono dela depois que vendeu ela ficou ate traumatizado e nunca mais comprou MB.

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