Volvo B-58 – 1988

Inaugurando nossos posts de chassi de ônibus Volvo, decease trazemos até você o Volvo B-58 de motor entre eixos da safra de 1988, healing em mais uma doação do amigo leitor Fernando Luiz de Araújo. O Volvo B-58 foi o primeiro produto da Volvo brasileira, ailment montado em Curitiba antes mesmo do primeiro caminhão da marca, o Volvo N10.

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9 ideias sobre “Volvo B-58 – 1988

  1. Poxa, nem sei como agradecer. Era esse o material que eu tanto procurava. Não havia encontrado nada a respeito das versões urbanas de menor potência dos ônibus Volvo que tanto gostava. Além desse motor THD101″GB” de 224 cv, foi oferecido o THD101″GC” de 250 cv para ônibus urbano comum e articulado com caixa automática, e também o THD101″GD” de 275 cv para a versão rodoviária ou fretamento com chassi de balanço dianteiro curto e diferencial de menor redução. Estes três motores 101 GB, GC e GD, substituíram o motor THD100 E nas versões EB, EC e ED de 1983. É possível encontrar folhetos disponíveis para venda em sites de compras na internet, mas não dos modelos urbanos mais simples. Além desse, pelos idos de 1994 com a chegada da norma Proconve P3 (Euro 1) para ônibus urbanos, o motor THD101 deu lugar ao THD102KF de 245 cv e THD102KJ de 224 cv. Este último quase sem informações e referências na internet. Tenho curiosidade em ver os números dessa versão, especialmente quanto ao torque máximo.

    • Caro amigo Fernando, grato por seu ricos comentários. Vamos postar o que temos de Volvo em breve, como já o fizemos hoje. Espero que seja útil para você. Abraço.

  2. Outro modelo que desconheço características são dos primeiros B58 até o B58E de 1983. Achei num fotolog chamado Automotivado um catálogo de várias páginas do B58 de 1981. Mas as fotos estão em tamanho reduzido e difícil de ler.
    Em tempo, 224 cv a 2200 rpm, 800 Nm a 1400 rpm, com um baita 6 cilindros de 9,6 litros “amansado”. Hoje bastam 4 canequinhos e menos de 5 litros de cilindrada…

    • Amigo Fernando, talvez pouca gente se dê conta de que houve esta versão mansa de 224 cv. De fato, a densidade de potência tem aumentado de forma admirável, embora a durabilidade nem sempre acompanhe em proporção. Grato por comentar. Abraço.

  3. Boa tarde tenho um B58 ano 80/81 e preciso transferir mas não consigo achar o numero de chassis, será que alguém pode me auxiliar…

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