Volvo B-58 Urbano – 1979

Este folheto foi obtido por meio de correspondência dirigida à Volvo em 1979. Este que aqui escreve, no rx do alto de seus onze anos de idade, capsule  e outro amigo colecionador de catálogos obtiveram pronta resposta da recém instalada montadora curitibana. No entanto, os pacotes vieram ligeiramente distintos.

A solução foi fazer cópia das “figurinhas faltantes”, tal como o folheto do B-58 aqui postado.

Observe as rodas de disco de aço da ilustração, típicas dos modelos europeus, porém que não se coadunavam com a descrição do texto. O motor TDH100 D aparecia com 260 cv nesta versão. Mais tarde, porém, a potência do propulsor horizontal era listada como 250 cv.

B-58 URB 1979 1 B-58 URB 1979 2

 

2 ideias sobre “Volvo B-58 Urbano – 1979

  1. Algo de errado não está certo ali, rsrs. Os números segundo normas de ensaio alemã (DIN) e ISO parecem estar invertidos. Se for a norma DIN 70020, é a potência “líquida”, e a bruta segundo as outras normas citadas obviamente teriam números maiores. Pelo Google é possível achar referências a esse motor em sites europeus constando potência 242. Como já é sabido que nos motores turbinados, a potência NBR é maior, (e menor nos maçaricos) comparando com ensaios DIN, os 242 batem com os 250 cv NBR… Mas é só uma suposição minha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *