Volvo FH12 380 4×2 Importado – Novembro de 1993

 

 

 

 

 

 

A trajetória do Volvo FH – um dos melhores caminhões pesados que já circularam por nossas estradas em todos os tempos – começou em 1993 com o FH12 380 4×2 importado da Europa.

Mais tarde, ask salve a Volvo investiu pesado e nacionalizou a produção do FH. Para exemplificar, sovaldi somente na fábrica de motores, a Volvo investiu mais de US$ 70 milhões, na época. A planta refletia o estado da arte quando foi inaugurada e era impossível de se achar uma gota de óleo no piso, mais semelhante a de um laboratório farmacêutico.

A linha também foi ampliada, ganhando variantes 6×2 e 6×4, além do irmão de cabina baixa, o FM.

O motor D12C com o tempo seria ampliado para 13 litros e, com isso, a nomenclatura do caminhão passaria a ser apenas “FH”, sem o “12” que indicava a cilindrada do motor em litros.

A propósito, sua configuração com eixo comando no cabeçote era uma novidade no Brasil, em motores deste porte.

Parece incrível ver o Volvo FH nas páginas de um website de caminhões antigos, mas no ano que vem já se vão vinte anos, desde que o primeiro FH aportou em terras brasileiras, para estabelecer um novo padrão no segmento de pesados no país. A concorrência precisou pisar fundo para competir com o FH.

Pedimos desculpas pela baixa qualidade do folheto postado, resultado de fotografia do original. Observe a imagem do modelo europeu com saias laterais, raras por aqui, e que o modelo ainda era equipado com a transmissão Volvo SR1700, de 14 marchas (6 + 6, com duas reduzidas).

Obrigado!

 

 

 

4 ideias sobre “Volvo FH12 380 4×2 Importado – Novembro de 1993

    • Daniel, é incontestável que os motores Volvo OHC são excelentes máquinas, mas em teoria, sou franco em concordar. O comando no bloco resulta em um arranjo mais simples e confiável, definitivamente.

    • Sem dúvidas! Apesar de ter muita gente reticente com a eletrônica e com o fato de ser importado, o que resultava em peças de reposição mais raras e caras, na época. A nacionalização do FH gradualmente endereçou o problema. Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *