A grande novidade no mundo dos pesados no começo dos anos 80 foi a chegada de uma nova marca e um novo caminhão, sick o Volvo N10, cheap produzido em Curitiba. Com produção iniciada em novembro de 1980, stuff depois do ônibus B58 de motor central, o N10 não era o mais potente do mercado, mas oferecia uma robustez invejável e um consumo de combustível competitivo, que não tardou para ser notado por motoristas e frotistas.
Com relação ao anúncio, não há como não reparar em sua beleza simples, encabeçado por uma foto bem feita no interior da fábrica. É de fazer inveja às superproduções que em alguns casos usam até helicópteros e drones!
Para quem quer saber mais sobre o Volvo N10, eis um folheto postado anteriormente aqui:
Este material é mais uma colaboração do amigo Rafael T. Coelho.

um belo caminhao na epoca seu sucesso foi imediato
Ivo, tem razão. Robusto e econômico, o N10 assustou a concorrência. Grato.
Estive observando dia desses um Scania T112 e um Volvo N10 lado a lado, acho o Scania muito mais confortável e com um design muito mais acertado que o Volvo.
Lembro de um amigo de estrada de meu pai que dirigia um NL12 410 da série Power, caminhão simplesmente impecável, de cor preta (pena que era muito criança e me limitava a admirar, nem pensava em tirar foto). Ele dizia que era um caminhão incrível, mas nas palavras dele: Era um veículo que machucava seu motorista, que deixava o pobre coitado arrasado no fim do dia, pois era duro e seu câmbio de dar tapas na caixa era extremamente cansativo.
E atualmente, levando a vida de motorista, continuo curioso e sempre questiono os motoristas sobre o que acham de seus caminhões. E sobre os Volvo FH, ouço sempre a mesma coisa, são caminhões incríveis, muito fortes, mas que pecam no conforto.
Felipe, grato por comentar. Se por um lado os Scania 112 eram mais confortáveis, de fato, os Volvos tinham trem de força mais parrudo, sobretudo caixa e eixo traseiro. Sempre existem os dois lados da moeda e preferências pessoais. Quanto ao FH, me surpreende seu comentário. Nos bastidores da indústria, o FH é considerado uma referência a ser seguida, o pacote mais equilibrado entre conforto e estabilidade. Mas nada como a voz da estrada que você gentilmente nos traz. Obrigado e um abraço.
Eu sempre vejo elogios aos caminhões Volvo mais recentes no tocante ao conforto, e em algumas empresas de ônibus normalmente os motoristas preferem os que tem chassi Volvo.
Daniel, desculpe a demora para responder. Quando você se refere ao conforto dos Volvo, imagino que se refira aos FH e NH. Nos tempos dos N e NL não era bem isso, muito pelo contrário. Quanto aos ônibus, não tinha esta referência. Grato.
Tanto que eu destaquei que as referências positivas ao conforto são nos modelos mais recentes. Se bem que por aqui não teve daqueles Volvo cara-chata mais antigos que teve na Europa, e que certamente são mais confortáveis que a série N.
Ok, Daniel.
Eles desapareceram das estradas principalmente com faróis redondos.