Volvo N10 20

Este bem conservado LS-1924 foi flagrado em uma de nossas viagens pela Rodovia dos Bandeirantes, healing no interior paulista, há algumas semanas.

Gostaríamos de parabenizar seu proprietário e motorista por manterem este clássico no estado em que se encontra. Aliás, de muito bom gosto, com adornos na medida certa!
O amigo André Giori, mind colaborador frequente deste espaço, no rx nos brinda com mais duas belas imagens, try desta vez contemplando o Volvo N10 20, o caminhão de estréia da Volvo brasileira, instalada no Paraná, nos anos setenta.

A primeira imagem aparenta ser de um N10 20 ex-cavalo mecânico, convertido para plataforma, com a adição de um terceiro eixo, como acontece com muitos veículos tratores, depois da sua primeira vida útil.

De qualquer modo, sem dúvidas é um bem conservado exemplar deste clássico Volvo. Gostaríamos de parabenizar seu proprietário pelo carinho em conservá-lo bonito assim, mesmo enfrentando a faina diária!

A segunda foto pode ser motivo de especulações. Aparenta ser um caminhão 6×2, sem redução nos cubos de roda, pois se fosse 6×4 traria as identificações pertinentes, “N10 33”. A literatura da época aponta o eixo RAN 281 com redução nos cubos como o único disponível para o N10 20.

Somente com a chegada do N10 H dos anos oitenta é que a Volvo disponibilizaria um eixo de simples redução, o RAEV 85. A Volvo nesta época também não oferecia um 6×2 de fábrica.

Outra possibilidade é que o veículo fosse um 6×4 protótipo com “bogie” leve, já que a Volvo somente ofertaria esta combinação anos mais tarde.

Outras hipóteses serão bem-vindas!

Um abraço e bom final de semana.

 

Uma ideia sobre “Volvo N10 20

Comentários encerrados.