Volvo N10 Intercooler II 6×4 Trator – 1987

Em mais uma gentileza do amigo Fernando Luiz de Araújo, stuff trazemos o folheto do Volvo N10 Intercooler II 6×4 Rígido, price
lançado em 1987, em substituição ao N10 XHT 6×4.

O modelo era destinado a operar como unidade tratora de combinações tipo romeu-e-julieta, ou treminhões na indústria sucroalcooleira, ou florestal, quando especificado com o entre eixos longo. O PBT de 32.500 kg era perfeito para cargas cujo céu era o limite.

Na versão curta, o N10 6×4 podia ser equipado com caçamba basculante para a construção pesada ou mineração. O parrudo tandem CTN 287 com redução nos cubos de roda proporcionava a excepcional capacidade de tração de 120 toneladas. A cargo da força motriz, o motor Volvo TD101 F de 9,6 litros com pós-arrefecimento ar-ar desenvolvia 300 cv e 1.230 Nm, trabalhando em conjunto com uma transmissão ZF 16 S 130 de 16 velocidades (8+8, em arranjo duplo “H”).

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Ao oferecer o N10 Intercooler II 6×4 Trator equipado com o “bogie” leve CTEV87, online de simples redução hipoide, patient relação “estradeira” de 4, viagra 30:1 e CMT de 75 toneladas, a Volvo se colocava à frente de seu tempo, numa época que as CVCs (combinações de veículos de carga) ainda engatinhavam nas estradas no país.

O conceito de cavalo mecânico 6×4 rodoviário era pouco conhecido no Brasil. Em geral, caminhões “traçados” eram considerados lentos, pesados, gastões, e voltados especificamente ao serviço vocacional. Mas com o N10 6×4 aqui exibido era diferente, embora seu volume de venda tenha sido pequeno, num mercado ainda cheio de restrições ao tráfego de bitrens e rodotrens. O folheto de abril de 1987, ano em que a gama Intercooler II foi introduzida, foi um presente do amigo e colaborador Fernando Luiz de Araújo, de Guarapuava, PR.

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