Volvo NH12 4×2 – 2006

nh12_4x2_ptbr

Dando sequência a postagem do material enviado pelo amigo leitor Luiz Ferreira, no rx hoje trazemos este completo catálogo técnico na versão PDF do Volvo NH12 4×2 , que complementa a literatura postada anteriormente aqui:

http://caminhaoantigobrasil.com.br/category/catalogos-e-folhetos/volvo-catalogos-e-folhetos/volvo-nh-12/volvo-nh12-set-2003/

Vale a pena lembrar que o NH foi oferecido no Brasil entre 1999 e 2007. Dividindo a mesma base mecânica com o bem sucedido FH, o bicudo da Volvo sucumbiu à crescente conversão do mercado de caminhões para as cabinas avançadas, as quais permitem menor raio de giro, melhor distribuição de peso, melhor visibilidade à frente, além de proporcionar maior comprimento máximo para os implementos.

5 ideias sobre “Volvo NH12 4×2 – 2006

  1. boa noite amigo Evandro e amigos do site,
    saudade eterna dos bicudos eles são lindos, estes volvos nh, o international 9200 inclusive o forever Scania 113h são os mais lindos é uma pena que no brasil seja assim por essa lei do comprimento que não privilegia ao motorista, praticamente induzindo os empresários a comprar caminhões de cabine avançada para caber 30 ou 32 paletes como você comentou tem muitas coisas legais como a melhor dirigibilidade pelo campo de visibilidade melhor e o raio de giro ser mais curto, mais que os bicudos são lindos isso eles são,e muito maravilhosos vivo pela esperança de que volte a ser como antigamente tudo junto ao gosto do bolso de cada um, para os 0km somente os mb atron e as f 4000 são sobreviventes para esta categoria de cabines, na minha opinião é muito interessante o conceito “brasileiro europeu” de cabines compactas e na américa do norte totalmente ao contrario agora não tem mais cabover só alguns gatos pingados e a grande maioria convencional
    grande abraço.

    • Caro Luiz, este assunto dá muito pano para manga. Na época em que eu trabalhava na International, cansei de defender o 9200… Mas era uma batalha feroz, quando se tratava de carga paletizada como você bem lembrou. Nossa legislação e nosso sistema viário, em sua maior parte, espelha o modelo europeu, como dizem, por influência de uma grande montadora europeia que desde os anos 60 tem papel fundamental na formatação de nossas leis… Mas este é outro assunto que prefiro me abster de comentar aqui. Grande abraço.

      • boa noite Evandro
        eu queria ter oportunidade um dia de explanar bem com você esta sua passagem sua pela international sabia, eu trabalhei a pouco tempo no concessionário responsável pela operação aqui em Curitiba durante a primeira e a segunda concessão, mais que no momento entregou o direito para a fabrica passar a frente…
        eu fui consultor técnico de oficina e também fiz um pequeno estagio de vendedor, lá busquei um pouco de informação sobre o produto e hoje se tornou a minha segunda marca do coração e me tornando um profundo defensor da marca, costumo dizer aos amigos que os caminhões são maravilhosos mas parece ter uma particularidade tem que ser motorista para ele, é como os fnm tem os “alfeiros” e tem os “internationalzeiros”. Mesmo sendo o touro mais bravo do mercado no momento o 9800i chamado de vários apelidos inclusive de boi bandido e submarino por causa das portas entre outros, adoro os 9200 muito lindos leves e o mais apaixonante o cambio de engate rápido, isso parece que dignifica o motorista que definitivamente não é qualquer uma “criança’ dirigir saudades deste bicho, com escape direto então nossa!!!! jake brake ou jacobs brake você que trabalhou também na cummins sabe bem que musica linda eles fazem inclusive você podia trazer para nos quando puder informações de como foi a vinda do 9400 por volta de 1994 com motor cummins n14 de 500 e tantos cavalos e caixa Eaton fuller 10 marchas que baita caminhão tinha uns 3 la na loja para vender usados um autentico americano com direção escamoteavel igual a do 9800i muito legal que baita caminhão mais fica a lembrança e a saudade que de vez enquando podemos matar quando vemos um deles passando pelas rodovias inclusive aqui no Paraná tem muitos acho que um dos melhores mercados da marca neste pais.

        grade abraço
        fico muito feliz em compartilharmos a nossa paixão os caminhões.

        • Caro Luiz Alberto, grato por seu interessante relato sobre os International! Quanto ao 9400, eles fizeram parte de um lote experimental trazidos pela montadora para sondar o mercado. Um deles, me recordo bem, era verde metálico com saias laterais. Os International fazem parte da escola norte-americana de caminhões, pouco compreendida e pouco apreciada em nosso país. Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *