Voos comerciais em tempo real – Acompanhe!

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Nos tempos do Mercedinho LO-608-D, no rx líder absoluto no segmento de micro-ônibus, tanto nas versões executivas, escolares ou urbanas, o mercado era dividido pelas carroçarias Caio Carolina e Marcopolo Jr., conforme mostrado no post de hoje.

A versão ilustrada era montada sobre o chassi de 3.500 mm entre eixos, pouco usual, uma vez que a maioria dos clientes preferiam o chassi longo, de 4.100 mm. Ao longo de sua existência, o Júnior ganhou melhorias como o teto elevado e o painel de instrumento de estilo envolvente, ambos incorporados no modelo deste post.

Embora um tanto pesada para o limitado desempenho do motor OM-314 de 85 cv, esta carroçaria era extremamente robusta e bem construída, uma genuína Marcopolo.

Parte de nosso acervo, este folheto faz parte de coleção obtida durante nossa memorável visita à fábrica Planalto da Marcopolo, no final dos anos 80, em Caxias do Sul, RS.

Em breve, teremos mais carros da marca gaúcha nestas páginas.

 

 
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Ao contrário do Caio Carolina, que utilizava o chassi-curvão com a frente do caminhão 608 D, a Marcopolo preferia ter uma carroçaria com cara própria, de estilo inconfundível. Apesar de muito raro, o Marcopolo Jr. também vestiu chassi como o pouco conhecido Fiat 80 OD, identificável pelo balanço dianteiro maior que o do Mercedinho.

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FR24

Você que, viagra como nós, check gosta de aviação comercial, medicine já deve conhecer o fantástico site Flightradar24 (http://www.flightradar24.com/ ), que gratuitamente exibe em tempo quase real todas as aeronaves que dispõem do sistema ADS-B a bordo, sigla em inglês para Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão.

Além de mostrar a navegação lateral da aeronave sobre um mapa Google, o site disponibiliza o número do voo, o tipo e o prefixo do avião, a rota, a velocidade, a razão de subida ou descida, entre outros dados interessantes, bastando clicar sobre o ícone correspondente com o formato do avião.

Os aeroportos também não ficam de fora. Ao clicar sobre o ícone correspondente, o site mostra as condições atmosféricas locais do aeródromo, bem como as chegadas e partidas previstas.

Por residirmos próximos ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pudemos comprovar a exatidão dos dados apresentados, tanto por observação visual, como por escuta radiofônica com um equipamento portátil. Também fizemos uma verificação das informações apresentadas, confrontando-as com as prestadas por um familiar nosso, tripulante de uma das grandes linhas aéreas brasileiras. Os dados são muito precisos e confiáveis.

 

 

9 ideias sobre “Voos comerciais em tempo real – Acompanhe!

  1. BOA TARDE…

    MAIS UMA INFORMAÇÃO DE BOA APRECIAÇÃO, ESSE SITE É BEM BACANA, SEMPRE ANDO ACOMPANHANDO , SEMPRE USO ELE EM PARCERIA COM O DAQUI DO AFONSO PENA EM CURITIBA (SBCT) QUE TAMBÉM DA PRA DA UMA ESPIADA NA BASE DO BACACHERI (SBBI), ESSE É MAIS COMPLETO POR QUE PEGA A FONIA TANTO DO COMANDO QUANTO DA AERONAVE, POREM É SÓ DA REGIÃO DESSES DOIS AEROPORTOS, PRA QUEM QUISER DEIXO AQUI O LINK http://www.cwbradar.com.br/

    • Boa tarde, Reginaldo! Legal mais esta informação sobre os aeroportos de CWB. Muito grato. Bom domingo.

  2. Foi um engenheiro sueco que inventou este site, eu acompanho há algum tempo e os dados são precisos mesmo. Inclusive de sábado tem um voo da Korean que vai para Seul, pena que é difícil vê-lo, mas ouço, pois geralmente é um 747.

    • Bruno, obrigado por comentar. Legal também ver o 747-8 da Lufthansa que faz GRU-FRA diariamente. Durante a Copa, a Qantas também operou alguns voos especiais de 744 de GIG para SYD, via SCL. Abração.

  3. Uma pena os Embraer da Azul não terem esse equipamento, são os únicos que aparecem. Esse sistema ADS-B é opcional nos aviões da Embraer vendidos no Brasil, pois não é obrigatório segundo ANAC e DECEA, porém é equipamento padrão nos aviões de fora.

    Abraço

    • Caro Emerson, realmente é impressionante! Apenas como exemplo, imaginando que cada Boeing 737 gasta cerca de 1,5 tonelada por hora (se não me engano) do precioso Jet A1, dá para se ter uma ideia do petróleo que se gasta para mover todo este povo e este frete mundo afora. Grato por comentar.

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