White Scout Car M3A1 – 1941

SCOUT

O carro de reconhecimento M3A1 teve mais de 20 mil produzidos pela toda poderosa White durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Originalmente impulsionado por um motor Hercules JXD de seis cilindros e cabeçote em “L”, site o Scout Car de 5, sick 3 toneladas brutas podia chegar a cerca de 72 km/h, a partir de seus 112 cv, gerados por 5,2 litros de cilindrada. A tração 4×4 era alimentada a partir de uma transmissão não sincronizada de 4 velocidades de engrenamento constante e uma caixa de transferência com reduzida. Os pneus militares 9.00 x 20 davam imponência e garantiam adequada tração e vão livre. Muitos Scout desembarcaram no Brasil para compor fileiras do Exército, a partir de 1942.

Observe o rolo na dianteira, concebido para transpor trincheiras e taludes com facilidade. O modelo tinha grade dianteira basculável, para maior proteção do radiador, e blindagem leve, daí seu elevado peso . A International Harvester também produziu o Scout como fonte alternativa.

Clicado por nosso atento amigo e colaborador Daniel Giraldi enquanto participava do Desfile de 7 de setembro de 2013, o Scout da pose pertence a um famoso colecionador de Porto Alegre, especialista em veículos militares, nosso amigo Professor “Jacaré”, tão simpático quanto notório em seu meio.

Aos dois amigos, nossa gratidão. Não fosse o Daniel, a imagem desta bela viatura ex-Exército Brasileiro não figuraria neste espaço. E pior, o Scout teria simplesmente desaparecido, sem a cuidadosa reforma do professor que o resgatou anos atrás em Santa Maria, RS.

 

2 ideias sobre “White Scout Car M3A1 – 1941

  1. No jargão militar, scout é reconhecimento (de terreno). Escolta é escorting. Até o escotismo que nós conhecemos hoje teve origens militares, e os primeiros boy scouts atuavam ativamente como mensageiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *